A Lubrificação com Graxa exige conhecimentos específicos na escolha e não dispensa cuidados básicos para que sua aplicação traga os resultados desejados. Existem diferentes métodos para a aplicação de graxa. Pode ser empregada através de sistemas de aplicação centralizada, automática de um único ponto, além de aplicação manual com utilização de pinceis especiais ou pistolas, o mais utilizado.
Nesse artigo vamos ver
Confira os Métodos e Cuidados para o Bom Desempenho da Lubrificação com Graxa
A graxa, como qualquer lubrificante, impede o atrito e, limpa os componentes com os quais mantém contato. Ajuda também esfriar a temperatura operacional e, é essencial na vedação dos sistemas. Em relação aos óleos, a lubrificação com graxa sobressai por ser menos custosa e mais resistente.
Basicamente, toda graxa, seja industrial ou automotiva – possui 3 componentes: óleo lubrificante, aditivos e espessante, também chamado de sabão porque atua como esponja que mantém os demais elementos unidos. Segundo o especialista Daniel Cruz, do portal Petronas Inovação Industrial, parceira de uma das maiores petroleiras do mundo, a diferença entre as graxas está na aplicação e relaciona-se diretamente às especificações técnicas e às recomendações de uso.
“Existe uma ideia de que as graxas são produtos mais simples que os lubrificantes. Entretanto, o que acontece é justamente o oposto. Isso se deve a uma característica intrínseca a esse insumo: a consistência. Por não ser um produto líquido, manter a homogeneidade e a perfeita distribuição dos componentes é muito mais trabalhoso”.
Métodos da Lubrificação com Graxa
Para o bom desempenho, a graxa deve proteger os equipamentos contra a ferrugem e a corrosão; evitar que a poeira, água e outros contaminantes se adentrem nas áreas lubrificadas; não derramar ou gotejar e deve manter sua estrutura e consistência. Outros fatores devem ser considerados ao utilizar a graxa:
- Temperatura de operação;
- Presença de contaminantes;
- Intervalo de lubrificação;
- Velocidade do sistema;
- Umidade;
- Carga (aditivos mais robustos para extrema pressão).
01. Manual com Pincel ou Espátula: método através do qual aplicamos uma camada de graxa diretamente sobre a peça a ser lubrificada, utilizando um pincel ou espátula.
02. Manual com Pistola: nesse método, a graxa é introduzida por intermédio de Pino Graxeiro, utilizando uma Bomba manual ou Pneumática. Através do sistema de ar comprimido, o trabalho é bem mais ágil e descomplicado.
Quando realizada corretamente, a aplicação manual é um método eficaz, oferecendo vantagens sobre os sistemas automáticos, principalmente em ambientes agrícolas e/ou off-Road, onde a graxa proporciona resistência à água e proteção contra ferrugem.
03. Copo Stauffer: através desse método, ao girar uma tampa, a graxa é impelida por um orifício localizado na parte inferior do copo. Quando a tampa rosqueada atingir o fim do curso da rosca, o copo será recarregado de graxa, evitando a formação de bolhas de ar.
04. Lubrificação por enchimento: esse método de lubrificação é usado em mancais de rolamento. A graxa é aplicada manualmente até a metade da capacidade do depósito.
05. Sistema Centralizado: método de lubrificação à graxa ou à óleo com a finalidade de lubrificar simultaneamente diversos pontos, independentemente de sua localização, a partir de um reservatório central. Esse sistema possibilita o abastecimento da quantidade exata de lubrificante, além de reduzir os custos de mão-de-obra com a lubrificação.
06. Sistema Automatizado: utilizados onde há necessidade de lubrificação contínua. Possui um dispositivo acoplado ao motor elétrico que permite regular o número de operações por hora de trabalho.
Eficiência nas Operações – Propulsoras Pneumáticas
Para uma Lubrificação apropriada, a aplicação deve ocorrer regularmente sem que haja excesso ou falta de graxa. Utilizar Equipamentos Pneumáticos para enchimento das pistolas graxeiras, assim como, o uso de graxas em cartucho diminui o risco de contaminação e desperdício.
Projetada para atender as demandas mais exigentes de diversos setores do industrial ao automotivo, a Propulsora Pneumática de Alta Pressão oferece eficiência e melhor desempenho à Lubrificação. Esse equipamento é acionado através do sistema pneumático de ar comprimido que proporciona maior agilidade e eficiência na transferência de fluidos, reduzindo significativamente o tempo de manutenção das máquinas.
Saiba mais sobre Propulsora Pneumática de Alta Pressão aqui!
Em operações com graxa, onde os pontos a ser lubrificados têm difícil acesso, a Lapek possui soluções para Facilitar e Agilizar os processos, sendo o Comando de Graxa e as Bombas Manuais os equipamentos mais indicados. Além disso, para melhorar ainda mais os procedimentos com estes equipamentos, a Lapek disponibiliza vários Periféricos.
» Graxeiras «
Conclusão
A Lubrificação com Graxa possui diversas funções que auxiliam no perfeito funcionamento e extensão da vida útil de máquinas e equipamentos, gerando maior produtividade, economia e lucratividade. Para isso, é muito importante que os métodos empregados na Lubrificação sejam bem planejados de forma a limitar a contaminação em todas as etapas do processo – do manejo à aplicação e armazenamento.
Com as Melhores Soluções e Produtos de Extrema Qualidade, a Lapek está sempre um passo à frente para melhor atender seus clientes.
Top!
Conteúdo muito interessante e informativo.