Pneu furado é contratempo comum que causa preocupações aos motoristas. Representa não apenas uma inconveniência, mas também risco grande à segurança, especialmente em altas velocidades. Neste artigo, vamos explorar como resolver problemas com pneus furados, com ênfase na importância das válvulas e em outros cuidados essenciais para preservar a segurança e a longevidade dos pneus.
Nesse artigo vamos ver
O que fazer se o Pneu furou?
01. Encontre um local seguro: mantenha a calma e reduza gradualmente a velocidade. Procure um lugar seguro para estacionar como um acostamento amplo e área afastada do tráfego intenso. Sinalize sua parada com o pisca-alerta e utilize o triângulo de segurança para alertar aos demais motoristas;
02. Garanta que o veículo não sairá do lugar: com o veículo desligado, puxe o freio de mão e engate uma marcha;
03. Substitua o pneu furado: normalmente, o procedimento envolve o uso do macaco hidráulico para levantar o veículo, soltar as porcas da roda com a chave de roda, remover o pneu furado, instalar o estepe e, apertar as porcas da roda novamente;
04. Verifique a calibragem do estepe: certifique-se de que o estepe esteja adequadamente inflado para garantir uma condução segura até uma borracharia.
Reparar ou Trocar?
Antes de realizar o reparo, é importante observar alguns aspectos recomendados pela ABNT NBR NM-225 que podem determinar a necessidade de substituição de um pneu novo. Esses aspectos incluem:
- Profundidade do sulco de rodagem igual ou menor que 1,6 mm;
- Danos causados pela rodagem com pressão insuficiente;
- Degradação do conjunto devido à ação de produtos químicos;
- Danos no ombro, lateral ou talão do pneu;
- Reparos anteriores que não estejam de acordo com as normas legais;
- Separação entre camadas de borracha e cintas na banda de rodagem.
Se você está com o pneu furado e não sabe se repara ou troca, saiba que é preciso avaliar cada caso. O Tamanho do furo e o Tipo do pneu são fatores que precisam ser considerados!
Índice de Carga e de Velocidade
Para obter melhor desempenho e resposta do pneu no dia a dia, é muito importante respeitar o índice de carga (código numérico associado à carga máxima que se pode transportar) e o índice de velocidade determinados pela montadora. Esse cuidado garante não só a segurança do motorista e passageiros, mas também o conforto, a estabilidade e a maior durabilidade do conjunto. O índice de velocidade é um código alfabético que corresponde à velocidade máxima que se deve rodar. Veja as opções:
- Índice T (190 km/h): podem ser reparados rasgos de até 6 mm na banda de rodagem e até 3 mm nos flancos. No entanto, se o prejuízo for maior, será preciso realizar a troca;
- Índice W (270 km/h): o reparo pode ser feito em perfuração que não passe de 3 mm e se os flancos não forem atingidos;
- Índice Y (300 km/h): não é recomendado nenhum tipo de conserto.
Os fabricantes aplicam os índices de carga e de velocidade para pneus em bom estado. Estes índices, na parede lateral do pneu, deixam de ser aplicados se estiverem danificados (hérnia ou corte), menos cheios, sobrecarregados pelo peso ou recauchutados.
Pneus com Câmara de Ar vs. Sem Câmara
Existem duas principais categorias de pneus no mercado: os com câmara de ar e os sem câmara. Os pneus com câmara de ar são projetados para funcionar com uma bolsa inflável entre o pneu e a roda; enquanto os sem câmara possuem uma construção interna diferente permitindo que o ar seja controlado diretamente no pneu. A principal diferença entre um e outro, em termos práticos, é que o pneu sem câmara, se atravessado por um prego, tenderá a esvaziar gradualmente. Já os com câmara de ar esvaziarão praticamente de uma vez, o que pode levar um eventual acidente.
A Importância das Válvulas
Uma Válvula de Pneu é um dispositivo que visa possibilitar o enchimento destes com ar ou outro gás a alta pressão. Uma válvula completa é composta por três partes: o corpo, o núcleo e a tampa. Existem 4 tipos de válvulas de pneus:
- Válvula Schrader (válvula de Automóvel);
- Válvula Dunlop (válvula alemã);
- Válvula Sclaverand (válvula francesa);
- Válvula Regina (válvula italiana).
As válvulas são componentes frequentemente negligenciados, mas desempenham papel crucial na manutenção adequada. Com o tempo, as válvulas podem perder capacidade de colocação, causando perda gradual de pressão. Isso não afeta apenas o desempenho dos pneus, mas também reduz sua vida útil e os torna mais suscetíveis a danos.
É importante substituir as válvulas sempre que pneus novos forem montados ou quando desmontados para reparos.
Outro risco que pode acontecer é o da válvula perder a propriedade de estanqueidade, ou seja, o ar vai vazando aos poucos. Se isso acontecer e, não consertado, a performance do pneu irá afetar a dirigibilidade e, sua vida útil diminuirá, além de ser mais suscetível a danos. Nunca compre válvulas de procedência duvidosa nem a reaproveite após terem sido desmontadas.
Fatores de degradação para bico, válvula e tampinha
- Esticar o bico com o intuito de aproximá-lo da ponta da mangueira do calibrador pode ocasionar rachaduras, quebra da válvula e, vazamentos;
- A força centrífuga exercida pelo girar da roda, a umidade e a urina de animais (pH ácido) aceleram o desgaste dos bicos. Por isso, é recomendado que os bicos sejam trocados juntos com os pneus.
- No interior do bico há uma válvula – núcleo, que é responsável por controlar a entrada e a saída da pressão. Apesar de ser conhecida e possuir funcionamento aparentemente simples, ela poderá ter funcionamento prejudicado por resíduos como grãos de areia, graxa ou óleo.
- Água jogada na direção do sistema é o suficiente para criar possíveis avarias, pois o líquido acaba oxidando todo o conjunto. Por isso, a tampinha é componente importante, pois inibe a entrada de substâncias estranhas na válvula. Ao mesmo tempo, ela impede que o ar interno saia, caso o bico apresente fraco funcionamento, estancando o ar interno e assegurando pressão correta dos pneus.
A Tarraxa Saca Núcleo LPK-50033 oferece 4 funcionalidades, incluindo pino de descarga de ar; extrator de núcleos e hastes de válvula, expansor de válvulas e ajustador de rosca. Feita de aço, está simples ferramenta manual, medindo 40 mm (A) x 40 mm (L) é utilizada para instalação e remoção de núcleos de válvulas de pneus sem câmara.
Ferramentas para reparos
Existem ferramentas manuais que não podem faltar em uma borracharia para garantir a eficiência e qualidade dos serviços prestados.
Kit de Reparo: contém plugs de reparo, incerto ou agulha de inserção, raspador para preparar uma área danificada, cola ou adesivo para vulcanização e uma ferramenta para cortar o excesso de plugue. O incerto para reparo é ferramenta utilizada no processo de reparo de pneus furados. Ele é usado para inserir um plugue de reparo dentro do furo, selando-o e evitando vazamentos de ar. O incerto permite que o plugue seja inserido com precisão e segurança, restaurando a integridade do pneu e, permite que ele seja utilizado novamente.
Além desses equipamentos, também são necessários insumos como câmaras de ar; manômetro de pressão (verifica a pressão interna do pneu antes e depois do reparo); medidor de profundidade (avalia o desgaste); chave de roda (permite retirar a roda danificada para fazer reparo ou substituição, além de remover as porcas ou parafusos); válvulas (garantem a manutenção da pressão); extensões rígidas e flexíveis (facilita o acesso à válvula) e, selante (opção temporária para furos pequenos).
Manutenção Regular
Além de furos, a perda gradual da pressão nos pneus pode ocorrer devido a vazamentos na válvula ou na roda ou, simplesmente falta de manutenção regular. Recomenda-se verificar a calibração pelo menos uma vez por mês e, antes de viagens longas. A falta de pressão adequada pode acarretar em diversos problemas, entre os quais:
- Diminuição da vida útil da banda de rodagem;
- Flexão excessiva e superaquecimento do pneu;
- Impacto na dirigibilidade e desempenho, especialmente em condições de chuva;
- Maior consumo de combustível devido à resistência ao rolamento mais elevado.
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Conclusão
A manutenção adequada e o reparo correto dos pneus são fundamentais para garantir a segurança, o desempenho e a durabilidade dos veículos. Além disso, a utilização dos equipamentos e acessórios adequados, bem como buscar o auxílio de profissionais em borracharias, são passos importantes para garantir um reparo eficiente. Lembre-se sempre de verificar regularmente a pressão dos pneus, evitar o excesso de carga e adotar uma condução defensiva. Ao seguir essas dicas essenciais, você estará seguro nas estradas e manterá os pneus do seu veículo em ótimo estado.
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