Métodos e Aplicações com Óleos Lubrificantes
A Lubrificação com óleo é uma atividade extremamente importante dentro da área de Manutenção de Equipamentos. Ela reduz o atrito entre as peças, garantindo o bom funcionamento das máquinas por mais tempo. Basicamente a Lubrificação com óleo pode ser classificada através de 5 métodos: Lubrificação por Gravidade; Lubrificação por Capilaridade; Lubrificação por Salpico; Lubrificação por Imersão e Lubrificação por Sistema Forçado.
Nesse artigo vamos ver
1. Método da Lubrificação por Gravidade
A Lubrificação por Gravidade ou Lubrificação Manual, pode ser realizada através de Almotolias, copo com vareta (ou agulha) e copo tipo conta gotas. Este método não é tão eficiente quanto a Lubrificação Automática, pois não proporciona uma camada lubrificante homogênea. A operação com copo e vareta, refere-se ao emprego de um dispositivo que conta com uma agulha que atravessa um orifício. O fluxo do fluido ocorre quando a ponta da agulha gira sobre o eixo. A Lubrificação por copo conta gotas tem a vantagem de controlar a quantidade do óleo durante a aplicação.
A Bomba Almotolia Lapek foi desenvolvida para facilitar as operações de Lubrificação com Óleo. Construída em aço para garantir maior resistência e durabilidade, possui opção com bico flexível e bico rígido, permitindo aplicações em locais de difícil acesso.
2. Método por Capilaridade
A Lubrificação por capilaridade pode ser feita por dois sistemas. Um deles utiliza um dispositivo chamado Copo com Mecha onde o fluido lubrificante passa através de um pavio embebido em óleo. Neste caso, o fluxo estará sujeito a alguns fatores, como viscosidade e a temperatura do lubrificante, além do tamanho e o traçado do pavio. Já o sistema de Lubrificação por Almofada ou por Estopa, é colocado uma quantidade de estopa ou uma almofada feita de tecido absorvente encharcada de óleo em contato com a área inferior do eixo. Por ação capilar, o óleo flui pela estopa ou pela almofada em direção à peça.
3. Método por Salpico
Na Lubrificação por salpico, o óleo lubrificante contido num depósito (ou cárter) é borrifado por meio de uma ou mais peças móveis. Esse tipo de lubrificação é muito comum, especialmente em certos tipos de motores.
4. Método por Imersão
Neste método, as peças são mergulhadas total ou parcialmente em um recipiente com óleo. O excesso de fluido lubrificante é espalhado entre as peças por intermédio de ranhuras. Importante lembrar que o nível do óleo deve ser constantemente controlado pois além de lubrificar também tem a função de resfriar a peça. Esta técnica de lubrificação em mecânica é aplicada em caixas de engrenagens e em mancais de rolamentos de eixos horizontais.
5. Método por Sistema Forçado
Muito comum na Lubrificação de mancais e cilindros de compressores, a Lubrificação por Sistema Forçado ou Lubrificação por Perda é um método que utiliza uma bomba automática para a retirada do óleo lubrificante de um reservatório, de modo a empurrá-lo por entre as superfícies metálicas que receberão o produto. Já a Lubrificação por Circulação (outra forma), o lubrificante é bombeado de um recipiente apenas para as peças que necessitam óleo. Depois de passar por todas as peças, o produto retorna ao recipiente.
Benefícios da Lubrificação com Óleo
Ao contrário da graxa, a lubrificação com óleo tem melhor desempenho sob alta velocidade, com fricção extrema como também para sistemas que funcionam em altas temperaturas, inclusive o sistema de óleo ajuda a resfriar os componentes.
- Mais fácil de drenar e substituir;
- A vida útil dos rolamentos lubrificados com óleo tende a durar mais do que com graxa;
- Mais fácil de controlar a quantidade de lubrificante a ser utilizada;
- Mais limpo que a graxa devido à capacidade de transportar contaminantes;
- Melhores propriedades de refrigeração;
- O maior volume disponível permite, igualmente, um maior desempenho aditivo disponível;
- Evita problemas associados a uma regeneração adequada com frequências adequadas;
- Menor consumo de energia durante o funcionamento;
- Melhores propriedades de arranque a frio.
Importante lembrar que a Viscosidade correta para determinadas temperaturas de trabalho é considerada uma das propriedades mais relevantes na escolha dos óleos lubrificantes. Na verdade, a viscosidade mede a capacidade do fluido de manter-se entre duas peças móveis proporcionando melhor lubrificação das mesmas.
Aplicação Manual ou Automática?
O processo ou sistema de Lubrificação pode ser através de Aplicação Manual ou Aplicação Automática. Normalmente, na Aplicação Manual, o operador pode aplicar grande quantidade de lubrificante para reduzir o número de intervenções humanas nos equipamentos.
Na Aplicação Automática é possível garantir a frequência e a quantidade exata do lubrificante. Um dos benefícios desta aplicação é a confiabilidade de que o lubrificante foi aplicado em todas as partes do equipamento.
Após definir a forma de aplicação e para garantir maior produtividade no momento da Lubrificação existem equipamentos que auxiliam na execução e controle desta operação. Uma forma eficiente para aplicação de óleo é a utilização de Equipamentos Pneumáticos, Elétricos e/ou Manuais.
Equipamentos Pneumáticos
Propulsoras Pneumáticas e Bombas de Duplo Diafragma funcionam através de ar comprimido e trabalham pressurizadas, no momento da aplicação. Quando a linha do fluido é fechada, o equipamento pressurizado permanece inativo até que o fluxo seja reaberto novamente.
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Kit Completo para Lubrificação com Óleo
A Lapek projetou um modelo de Kit com foco em potencializar, facilitar e reduzir o tempo gasto nas operações de transferência de óleo. Desenvolvido para Facilitar e Agilizar as operações de transferência de óleo, o Kit Completo Lapek LPK-OL-M1 é o conjunto ideal para realização destes trabalhos.
Composta por Propulsora Pneumática, Medidor com Gatilho, Lubrefil e 10 m de Mangueira de 1/2″ com trama de aço, proporciona aumento na lucratividade e auxilia na redução de perdas na compra de pequenas embalagens de óleo já que podem ser substituídas pela compra a granel (tambores de 200 L).
Bombas Elétricas
São altamente usuais no momento da lubrificação devido seu potencial e diversidade nas aplicações. Existem Bombas de Transferência Elétrica com sistema de palhetas, engrenagens, rotor flexível, centrífuga, com autoaspirante, By-pass, etc. Podem ser monofásicas, bifásicas, bivolts, 12 v e 24 v e trifásicas.
Bombas Manuais
Bombas de alavanca ou Rotativas podem ser utilizadas para lubrificação e transferências de fluidos. São equipamentos práticos, de fácil instalação e contribuem na produtividade e no manuseio dos lubrificantes.
A partir de sua sede no interior de São Paulo, a Lapek garante uma entrega rápida em todo território brasileiro, através de equipe técnica treinada e altamente qualificada. Em canal de contato exclusivo para revendas e distribuição, permite excelência no atendimento desde o planejamento e desenvolvimento das soluções até o pós-venda nos segmentos de Abastecimento, Armazenamento e Lubrificação, seja para o uso industrial como comercial.
Conclusão
A Lubrificação é um dos meios mais relevantes para a produtividade em diferentes segmentos. Uma aplicação eficiente proporciona vários benefícios que contribuem no perfeito funcionamento e extensão da vida útil de máquinas e equipamentos, maior segurança operacional, economia e lucratividade para sua empresa.
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