Os Pneus são componentes basícos de qualquer veículo, responsáveis por garantir a aderência e a segurança na estrada. No entanto, estão sujeitos a diversos tipos de danos que comprometem seu desempenho e durabilidade. Neste artigo, abordaremos os principais danos que ocorrem com os pneus e as melhores práticas para repará-los corretamente.
Nesse artigo vamos ver
Principais Tipos de Danos em Pneus
O Brasil, país com enorme frota de veículos, enfrenta uma demanda significativa por serviços de manutenção e reparos de pneus. Em vasto território e diversidade climática, os pneus, constantemente expostos a desgastes, tornando o socorro e a manutenção uma necessidade frequente.
01. Perfurações e Furos
Um dos danos mais frequentes em pneus são as perfurações causadas na estrada por objetos pontiagudos como pregos e parafusos. Os danos podem levar à perdas de pressão e, se não reparados, resultam em pneu danificado ou até mesmo estourado. A liberação gradual (ou rápida de ar) leva à redução no desempenho do veículo, afetando a dirigibilidade, a estabilidade e a eficiência do combustível.
A proteção correta desses danos implica a remoção de objetos estranhos e a aplicação de um remendo interno, seguido de vulcanização garantindo vedação adequada.
A vulcanização é um processo químico que aprimora as propriedades físicas da borracha natural ou sintética. A borracha adquire maior e resistência à dilatação e abrasão, tornando-se elástica às variações de temperatura. Esta técnica foi desenvolvida pelo químico Charles Goodyear em 1839 e, permitiu a obtenção da borracha de alta resistência usada nos pneus de veículos automotores.
02. Cortes e Rasgos
Cortes e rasgos nos pneus são comuns devido a impactos no meio-fio, por pedras afiadas ou objetos rígidos. Esses danos podem comprometer a estrutura do pneu, levando a uma redução da capacidade de suportar cargas. Quando o corte ou o rasgo é superficial, pode ser reparado com um remendo interno de borracha reforçada. No entanto, cortes profundos ou próximos à parede lateral do pneu geralmente favorecem a substituição completa do pneu, pois a reparação pode comprometer sua integridade estrutural.
03. Desgaste Irregular
O desgaste irregular dos pneus pode ocorrer devido a diversos fatores, como desalinhamento das rodas, balanceamento inadequado, pressão incorreta dos pneus ou problemas de suspensão. Esse dano pode reduzir a vida útil do pneu e comprometer sua capacidade de tração. A correção do desgaste irregular envolve a identificação e resolução da causa subjacente do problema, além do rodízio adequado dos pneus para garantir um desgaste mais uniforme.
04. Bolhas e Deformações
Bolhas e deformações na superfície dos pneus são normalmente causadas por impactos fortes contra buracos, meio-fio ou objetos maiores no trajeto. Esses danos comprometem a integridade do pneu e podem levar a vazamentos de ar ou, até mesmo estouros em casos mais graves. Ao identificar uma bolha é importante trocar o pneu imediatamente, já que essa deformação não é confiável.
Principais Partes do Pneu – Barra de Rodagem
Principal conexão entre o veículo e o chão, os pneus sustentam o peso do automóvel e absorvem os impactos do terreno, além de influenciar outras partes do carro, como os sistemas de suspensão, direção e frenagem.
A Banda de rodagem é a única parte do pneu que fica em contato direto com o chão. Suas principais funções são resistir a atritos, evitar cortes e perfurações. A resposta do veículo ao acelerar, frear ou fazer curvas é determinada pela Banda de Rodagem. Por isso é tão importante que ela esteja em boas condições de uso. A Banda de rodagem é composta pelos seguintes elementos:
- Ombro: vai da extremidade da banda de rodagem até a lateral do pneu. Sua função é aguentar a transferência de peso no momento de curvas.
- Sulcos: são os espaços da banda de rodagem. Servem para drenar a água, refrigerar os pneus e evitar deslizamentos. São eles que determinam a aderência do pneu em pisos secos e molhados, especialmente em dias de chuva.
- Ranhuras: elas são o “desenho” da banda de rodagem de cada pneu. Elas auxiliam na drenagem de água e na redução de temperatura do pneu, além de diminuírem os ruídos.
- Barras: essa é a parte da banda de rodagem que está diretamente em contato com o chão. É nas barras do pneu que o motor exerce tração, ou seja, o impulso que faz o veículo andar.
Dicas Essenciais ao Reparo de Pneus
Do monitoramento frequente à utilização adequada de Kits de reparo, a Lapek apresenta10 dicas essenciais que te ajudarão a consertar pneus e garantir direção segura e sem imprevistos:
01. Inspeção regular: antes de realizar qualquer reparo, examine cuidadosamente o pneu buscando cortes, perfurações, bolhas ou desgastes irregulares. Uma verificação regular pode ajudar a detectar problemas e definir a melhor forma de reparo.
02. Mantenha a pressão correta: mantenha os pneus calibrados de acordo com as especificações do fabricante. A pressão correta dos pneus garante um desgaste uniforme, melhor desempenho e eficiência do combustível, além de contribuir à segurança na estrada.
03. Seguir as diretrizes do fabricante: siga as recomendações e diretrizes do fabricante do pneu em relação aos procedimentos de reparo. Cada pneu pode ter especificações diferentes e, é importante segui-las para garantir a segurança e a durabilidade do pneu.
04. Reparo adequado: utilize técnicas como a aplicação de remendos e plugues de qualidade. Essas soluções devem ser aplicadas corretamente e, de acordo com as instruções do fabricante, garantindo um reparo eficiente e duradouro. Se detectar um furo ou perfuração, é importante realizar imediatamente o reparo.
05. Verificar a profundidade do sulco: verifique regularmente a profundidade dos sulcos dos pneus usando um medidor de profundidade. Sulcos desgastados comprometem a aderência e a tração do pneu, colocando-o em risco de segurança. Substitua os pneus quando atingirem o limite mínimo de profundidade.
06. Balanceamento e alinhamento: a falta destes serviços podem causar desgaste irregular dos pneus, vibração do volante e redução da vida útil dos pneus. Realize regularmente essas medidas para preservar a integridade dos pneus. Não rode com pneus vazios principalmente em longas distâncias.
07. Evite sobrecarga: O excesso de carga faz com que os pneus trabalhem em condições mais exigentes, resultando em maior geração de calor durante a rodagem. O aumento da temperatura pode causar deformação da borracha e comprometer a integridade estrutural dos pneus.
08. Evite impactos bruscos: evite dirigir em alta velocidade em estradas com buracos, obstáculos ou superfícies irregulares. Impactos bruscos podem danificar os pneus, causando cortes ou bolhas.
09. Proteger contra exposição prolongada ao sol: estacionar o veículo em áreas sombreadas ou utilizar capas protetoras pode ajudar a reduzir a exposição prolongada dos pneus ao sol. A exposição excessiva ao sol pode causar envelhecimento prematuro e danos à borracha.
10. Consultar profissionais especializados: em caso de danos complexos ou dúvidas sobre o tratamento adequado é recomendável buscar a orientação de um profissional em Borracharias. Eles possuem o conhecimento e as ferramentas necessárias para realizar os reparos corretamente.
Ferramentas e Acessórios
Uma Borracharia é local especializado em serviços de manutenção e reparo de pneus de automóveis, motocicletas e outros veículos. Existem ferramentas e equipamentos que não podem faltar em uma borracharia para garantir a eficiência e qualidade dos serviços prestados. Entre eles, podemos destacar:
- Macaco Hidráulico: utilizado para elevação de veículos ou cargas, permitindo e facilitando o acesso aos pneus para manutenção e reparos;
- Chave de Impacto: ferramenta para potencializar e facilitar as operações de aperto e desaperto de porcas e parafusos;
- Compressor de ar: necessário para encher pneus e realizar outros serviços, como a pintura de veículos;
- Calibrador de pneus: é utilizado para medir a pressão dos pneus e garantir a calibragem correta;
- Desmontador de pneus: permite retirar e colocar pneus das rodas para realização de serviços como troca de pneus ou reparos;
- Balanceador de rodas: utilizado para equilibrar as rodas e evitar vibrações e o desgaste irregular dos pneus;
- Alinhador de direção: necessário para ajustar o alinhamento das rodas e evitar desgastes irregulares nos pneus;
- Ferramentas manuais como alicate, chave de fenda e chave de boca: utilizadas para diferentes serviços de manutenção e reparo em pneus.
Kit de Reparo de pneus: contém plugs de reparo, incerto ou agulha de inserção, raspador para preparar uma área danificada, cola ou adesivo para vulcanização e uma ferramenta para cortar o excesso de plugue.
O incerto para reparo de pneu, também conhecido como sonda ou agulha de inserção, é ferramenta utilizada no processo de reparo de pneus furados. Ele é usado para inserir um plugue de reparo dentro do furo no pneu, selando-o e evitando vazamentos de ar. O incerto permite que o plugue seja inserido com precisão e segurança, restaurando a integridade do pneu e permitindo que ele seja utilizado novamente.
Além desses equipamentos, também são necessários insumos como pneus novos e usados; câmaras de ar; manômetro de pressão (verifica a pressão interna do pneu antes e depois do reparo); medidor de profundidade (avalia o desgaste dos pneus); chave de roda (permite retirar a roda danificada para fazer reparo ou substituição, além de remover as porcas ou parafusos); válvulas para pneus (garantem a manutenção da pressão); extensões rígidas e flexíveis (facilita o acesso à válvula) e, selante para pneus (opção temporária para furos pequenos).
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Conclusão
A manutenção adequada e o reparo correto dos pneus são fundamentais para garantir a segurança, o desempenho e a durabilidade dos veículos. Além disso, a utilização dos equipamentos e acessórios adequados, bem como buscar o auxílio de profissionais em borracharias, são passos importantes para garantir um reparo eficiente.
Lembre-se sempre de verificar regularmente a pressão dos pneus, evitar o excesso de carga e adotar uma condução defensiva. Ao seguir essas dicas essenciais, você estará seguro nas estradas e manterá os pneus do seu veículo em ótimo estado.
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