O uso do Arla 32 tornou-se obrigatório à maioria dos caminhões e ônibus produzidos no Brasil com o objetivo de minimizar a emissão de poluentes por motores abastecidos a Diesel. Adicionado a tanque específico de veículos com Tecnologia Euro 5, a indústria nacional instituiu o Sistema Redutor Catalítico Seletivo (SCR), responsável ao pós-tratamento dos gases de escape. Neste artigo, vamos explorar como o Arla 32 funciona, a legislação do uso, os benefícios para o meio ambiente e à saúde, além de orientações de armazenamento.
Nesse artigo vamos ver
O que é Arla 32? Entenda a sua Importância
ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo – é solução aquosa desmineralizada e concentração de 32,5% de ureia de alta pureza, conforme NBR ISO 22.241, não inflamável, não tóxica, não perigosa e, portanto, segura. Embora não seja prejudicial ao meio ambiente (categoria dos fluidos transportáveis de baixo risco), não deve ser descartado em solo ou corpos d’água (rios, lagos, reservatórios ou aquíferos subterrâneos) por modificar as características do meio ambiente.
Para reduzir as emissões de NOx, o Arla 32 é injetado no escapamento de veículos com Tecnologia SCR. Por meio de reação química com a fumaça residual do processo de combustão, o gás poluente é transformado em nitrogênio e eliminado na atmosfera como vapor, inofensivos à saúde humana.
Regular a emissão de poluentes gerados por motores a diesel sempre foi grande preocupação das autoridades ambientais no mundo inteiro. No Brasil, esse papel é desempenhado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA que, desde 1986, desenvolve programas de controle da poluição. A especificação técnica do ARLA 32 é prescrita pela Instrução Normativa IBAMA nº 23 de 11/07/2009.
Seus Benefícios, são:
- Contribuir diretamente para a redução das emissões de poluentes emitidos pelos motores;
- Capacidade de reduzir em 98% das emissões de óxidos de nitrogênio;
- Produto químico seguro, não é inflamável, tóxico ou explosivo;
- Proporciona economia de combustível, compensando mais o investimento.
Tecnologia EURO 5
O conjunto de normas vigentes é o Sistema EURO 5 (alusão à legislação europeia que tem a mesma finalidade). O Arla 32 deve ser adicionado a tanque específico de veículos com Tecnologia Euro 5 e, seu principal objetivo é diminuir as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) em até 60%. Dessa forma, é esperada uma redução de 80% na emissão de partículas poluentes em relação ao sistema anterior, o EURO 3. No Brasil, o conjunto de normas é oficialmente conhecido como PROCONVE P-7, Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
Como funciona o Arla 32?
Ao optar por seguir os parâmetros do Euro 5, a indústria nacional instituiu o Sistema Redutor Catalítico Seletiv (SCR), responsável pelo pós-tratamento de gases de escape.
Para reduzir as emissões de Nox, o Arla 32 é injetado no tubo de exaustão de escapamento do veículo. Por meio de reação química e fumaça residual do processo de combustão, o gás poluente é transformado em nitrogênio e, eliminado como vapor na atmosfera . A reação química ocorre em duas etapas:
Na primeira etapa, durante o processo de injeção do Arla 32 com motor em temperatura operacional, o reagente sofre um processo de hidrólise, ou seja, em contato com água, as moléculas de ureia têm suas ligações químicas rompidas, originando amônia; Na segunda etapa, dentro do catalisador, as moléculas de amônia reagem com os óxidos de nitrogênio. Essa reação dá origem ao nitrogênio puro e ao vapor de água, substâncias normalmente encontradas no ar e que não apresentam riscos à saúde.
Principais componentes do sistema SCR são:
- Catalisador SCR;
- Unidade de injeção de fluido ARLA 32;
- Tanque de ARLA 32;
- Unidade de controle de injeção de ARLA 32.
Em nenhuma circunstância a solução deve ser adicionada ao reservatório de Diesel. O Arla 32 é colocado em um reservatório específico (com tampa azul), sendo a solução, por sua vez, injetada diretamente no sistema de exaustão do veículo e reagindo com os gases.
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Qual o Rendimento do Arla 32?
Hoje em dia, o reagente pode ser encontrado em postos de combustível, distribuidoras e até mesmo pela internet. Na hora da compra, certifique-se de que o produto possui o selo do Inmetro e a instrução ISO 22241.
Em veículos pesados, como caminhões e ônibus, o rendimento é de 5%, ou seja, para cada 20 litros de diesel é necessário 1 litro do reagente. Por essa razão, é recomendado encher o tanque do reagente uma vez a cada 3 ou 4 abastecimentos completos do tanque de combustível.
Armazenamento do Arla 32
A conservação adequada do Arla 32 é essencial! Em temperaturas médias de até 30º C, sua validade é de 12 meses, enquanto em temperaturas de 30º C a 35º C, esse prazo reduz para 6 meses. Por essa razão, é importante armazená-lo em local protegido da luz solar, já que temperaturas acima de 35º C podem danificar o produto. Em casos de contato com alguma parte do corpo, basta lavar o local com água corrente, portanto não oferece riscos à saúde.
O Arla 32 pode ser armazenado por um ano, desde que devidamente conservado em uma embalagem selada e em um local bem ventilado, como um Reservatório IBC para 1000 litros, disponível na Lapek.
Danos causados pelo mau uso
O uso de produtos inadequados no tanque de Arla 32 pode implicar na perda da garantia do veículo e danificar peças como bombas e bicos injetores. O dano causado pelo uso de produtos contaminados é maior do que qualquer economia financeira imaginada. É essencial que os motoristas e as oficinas mecânicas compreendam o funcionamento correto do Arla 32 e os danos causados por seu mau uso ou não utilização, evitando infrações e protegendo o meio ambiente.
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Legislação e Obrigatoriedade
Por determinação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve, que estabelece limites rígidos no controle de emissões automotivas desde 2012, a indústria automobilística e o setor de combustíveis passaram por grandes adequações. Assim, a utilização do ARLA-32 é obrigatória para todos os veículos pesados com o sistema SCR e que utilizam Diesel como combustível.
A legislação existente, afirma que qualquer alteração no veículo ou no sistema, o não uso do ARLA-32 ou o uso do ARLA-32 contaminado é considerada uma infração de trânsito grave com penalidade de multa e retenção do veículo até que ele seja legalizado.
Conclusão
A conscientização e o cumprimento da legislação são fundamentais para garantir a eficácia do Arla 32 na redução das emissões de poluentes e na preservação do meio ambiente. Com o uso responsável e correto desse agente redutor, podemos contribuir para um transporte mais sustentável e um ar mais limpo às próximas gerações.