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Saiba Como Calibrar os Pneus Corretamente e Dirigir em Segurança!

Calibrar corretamente os pneus é essencial para prolongar a durabilidade e, principalmente garantir, a segurança do veículo. Entretanto, a realidade é que grande parte dos motoristas brasileiros não têm o hábito de verificar a pressão: manter a pressão adequada dos pneus não apenas prolonga sua vida útil, como contribui à economia de combustível.

Qual a Calibragem Correta dos Pneus?

A calibragem dos pneus é feita pela verificação e ajuste da pressão do ar nos pneus. Os fabricantes de automóveis geralmente fornecem recomendação da pressão ideal aos componentes, encontrados no Manual do Proprietário ou, em etiquetas localizadas na parte traseira na tampa do tanque de combustível. O valor ideal de calibragem não é padrão para todos os automóveis, porque depende das características individuais de cada carro e do local onde o veículo vai rodar: rodovia ou zona urbana.

As montadoras utilizam três sistemas para informar a calibragem nos veículos. São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com “2.2/32”, esta é a calibragem: O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o valor em PSI, usado no Brasil.  PSI significa libra por polegada quadrada. 

As pressões recomendadas para a calibração dos pneus geralmente variam entre 28 a 36 libras para os dianteiros e 30 a 40 libras para os traseiros. Entretanto, esses valores podem variar de acordo com o tamanho e uso do veículo. Calibrar corretamente os pneus é fundamental para a segurança e desempenho do veículo.

Como Calibrar os Pneus em 3 passos?

Passo 1. Encontre a calibragem recomendada

  • Comumente descrito pelo adesivo, colocado na parte traseira da tampa no tanque de combustível ou, no manual do usuário do veículo;

Passo 2. Verifique a calibragem dos pneus

  • No posto de gasolina, insira o bocal do calibrador na válvula do pneu;
  • O manômetro (medidor de pressão do pneu) exibe a unidade da pressão interna em bares ou PSI;
  • O chiado é emitido pelo ar que escapa do pneu, o que não afeta a calibragem dos pneus.

Passo 3. Ajuste a calibragem dos pneus

  • Compare a pressão exibida no medidor de pressão do pneu com a recomendação do fabricante;
  • Se estiver acima da calibragem recomendada, libere o ar até atingir o nível desejado;
  • Se estiver abaixo da recomendação, calibre os pneus até o nível recomendado.

IMPORTANTE:

Verifique e reajuste a pressão com os pneus frios! Se o ar no interior dos pneus estiver quente, ele se expande e provoca uma leitura errada da pressão, indicando um valor maior do que o real. Caso não for possível calibrar com os pneus frios, o recomendável é considerar uma diferença de 10% a 15% na pressão para compensar o efeito do ar quente.

Riscos ao dirigir com os Pneus Descalibrados

Ao dirigir com pneus descalibrados, o desgaste dos mesmos ocorre de forma desigual, levando a danos permanentes e, em casos extremos, à falha total do pneu. Pneus descalibrados causam maior resistência ao rolamento. Isso leva a em um aumento no consumo de combustível e, consequentemente, em emissões de gases poluentes mais elevados.

Por isso, a calibragem regular ajuda garantir direção segura e estável. Quando os pneus estão com pouca pressão, eles tendem a deformar e a flexionar mais, afetando a aderência do pneu ao solo e, perda de controle do veículo em situações de curvas acentuadas ou em alta velocidade. Por outro lado, os pneus com muita pressão podem levar a uma direção mais áspera e desconfortável, além de menor aderência nas curvas. Pneus, com pressão inadequada, tendem rapidamente ao desgaste, precisando ser substituídos com maior frequência.

Quando Calibrar os Pneus?

Melhor que determinar um tempo certo é sempre olhar o pneu. Caso você perceba que ele está com aspecto de murcho, é necessário ajustá-lo imediatamente. Porém, como nem sempre é evidente, é preciso que a calibragem tenha periodicidade. Além disso, um pneu perde ar naturalmente, geralmente, em torno de 0,1 bar por mês (1,45 PSI). Este vazamento também pode ser acelerado devido a:

  • Perfuração acidental;
  • Válvula com defeito – deve ser substituída quando a troca do pneu (incluindo válvulas com sensor de pressão);
  • A ausência de tampa de válvula: é essencial para garantir uma boa vedação;
  • O estado do aro – deve ser sempre limpo quando um pneu é montado.

O ideal é realizar a calibragem semanalmente ou, no máximo, cada 15 dias. É necessário calibrar o pneu antes de seguir viagem, mesmo que faça menos de uma semana da última vez que a pressão foi verificada. Um pneu com calibragem adequada é mais seguro, mais econômico e mais ecologicamente correto. Importante lembrar que quanto mais pesado estiver o veículo, maior será a pressão nos pneus. Certifique-se de calibrar o estepe também!

Manutenção Preventiva

Manutenção Preventiva - Pneus

Ao realizar o Alinhamento das rodas, os pneus devem estar corretamente calibrados, de acordo com a quantidade de carga no veículo, seguindo as especificações do manual. A calibragem adequada dos pneus garante segurança, eficiência de combustível e durabilidade dos pneus. Já o Alinhamento de rodas mantém sua geometria correta e, previne o desgaste irregular, enquanto que o Balanceamento dos pneus evitam vibrações e desgaste prematuro.

É fundamental verificar a suspensão do carro regularmente. Problemas nos componentes da suspensão, como nos amortecedores, não apenas comprometem a estabilidade do veículo como também causam desgaste irregular dos pneus, reduzindo sua vida útil. Realize Alinhamento e Balanceamento sempre que notar trepidação do volante ou se perceber que o carro está “puxando” para o lado.

Os procedimentos acima garantem funcionamento suave, seguro e econômico do veículo, ao mesmo tempo, que prolonga a vida útil dos pneus, prevenindo custos a longo prazo.

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Quais são os Tipos de Calibradores?

O Calibrador de Pneus Manual é diferente do Calibrador de Pneus Eletrônico que normalmente existe em postos de combustíveis. É portátil, leve, prático e, permite fazer a leitura da pressão do ar nos pneus em qualquer lugar.

Alguns modelos são conectados à linha de ar comprimido e, por um pequeno gatilho permite o ar passar para encher o pneu, além de medir a pressão. Seja qual for a sua escolha, sempre é importante respeitar a recomendação da montadora na hora de fazer a calibragem. Os Tipos de Calibradores de Pneus são o Analógico e o Digital:

  • Tipo Analógico: a principal característica deste aparelho é que não precisa de bateria para funcionar e, é marcado pela boa precisão. Fácil de manusear, pode ser utilizado para medir, inflar ou desinflar. Comumente possuem um visor redondo;
  • Tipo Digital: necessita uma bateria ao funcionamento do equipamento e, costuma incluir o recurso de memorização da última medição. Possuem, também, as três funções (medir, inflar e desinflar).

O Calibrador Tipo Caneta é uma ferramenta muito usada em borracharias e lugares onde é necessário fazer uma medição rápida da pressão do pneu. Não necessita de energia elétrica para funcionar e por ter uma construção muito simples é uma opção de baixo custo para quem necessita realizar aferições de pneus em veículos leves.

Vale a pena ter um Calibrador de Pneus Portátil?

Ter um Calibrador de Pneus Portátil pode ser uma escolha vantajosa aos proprietários de veículos. A principal vantagem é a possibilidade de verificar a pressão de pneus em qualquer lugar e a qualquer momento, sem depender de postos de combustíveis ou outras instalações com medidores de pressão. Essas condições permitem fazer verificações regulares da pressão dos pneus, o que é fundamental para garantir o desempenho, a segurança e a eficiência do veículo.

Conheça nossos modelos de Calibradores Portáteis. Com eles, você pode Contar com Medições Confiáveis em qualquer lugar!

Calibrador Analógico Portátil Lapek LPK-50031

Utilizado para calibrar, inflar e esvaziar pneus, possui um Manômetro com proteção de borracha antichoque, extensão flexível com conexão de entrada 1/4” NPT e Bico presilha, além de Gatilho inflador com acionamento suave e botão para alívio de pressão.

Calibrador Analógico Portátil Lapek LPK-50031
  • Display Analógico em PSI e BAR
  • Pressão: 170 lb
  • Peso: 386 g
  • Medidas: 270 mm (C) x 110 mm (A) x 40 mm (L)

Calibrador Portátil Duplo Lapek LPK-50032

Em aço, para calibrar pneus de automóveis, Caminhões e Motos. Possui Bico duplo com Medidor de Pressão e Régua Medidora em PSI na outra extremidade. Facilidade no manuseio e no alcance da válvula do pneu em todas as posições.

Calibrador Portátil Duplo Lapek LPK-50032
  • Conexão de entrada 1/4” NPT
  • Pressão 0 a 150 PSI
  • Peso: 135 g
  • Medidas: 290 mm (A) x 16 mm (L)

Calibrador Portátil Lapek LPK-50030

Corpo niquelado, faz leituras em várias posições. Para ar e água, indicado para veículos agrícolas.

Calibrador Portátil Lapek LPK-50030
  • Pressão: 50 lb
  • Peso: 38 g
  • Medidas: 160 mm (A) x 12 mm (L)

A Lapek – empresa que atua no ramo de importação e distribuição de Equipamentos para Lubrificação e Abastecimento – conta com uma linha de produtos inovadores e de qualidade, sendo reconhecida por todo o País. Presentes nos mais variados ramos de atividade, a Lapek apresenta sua nova Linha ao segmento de Borracharia, oferecendo produtos de melhor eficiência e resistência com os mais variados itens, desde válvulas para pneus até Macacos e Equipamentos Hidráulicos.

Catalogos borracharia

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