Muito utilizada em indústrias, oficinas mecânicas, borracharias e empresas de construção civil, a Chave de Impacto é ferramenta para potencializar e facilitar as operações de aperto e desaperto de porcas e parafusos.
Atualmente existem no mercado três grandes tipos de Chaves de Impacto: Chave Elétrica e a Bateria para quem procura maior mobilidade e tecnologia e, as Chaves de Impacto Pneumática, alimentadas por ar comprimido e destinadas a trabalhos pesados e, de longa duração. Cada equipamento possui suas próprias características e são indicados para trabalhos específicos.
Nesse artigo vamos ver
Diferenças entre as Chaves de Impacto, Parafusadeiras e Furadeiras
Uma chave de impacto tem o poder e a capacidade de remover rapidamente porcas e parafusos apertados à máquina para tornar o processo mais fácil e rápido. Entretanto, existem muitas ferramentas similares que desempenham funções específicas como as Parafusadeiras e Furadeiras.
A Chave de Impacto é parecida com uma Furadeira, porém é projetada para proporcionar alto torque de baixa velocidade, pois conta com sistema de martelo e bigorna, que permite maior aplicação de força. A Furadeira, funciona com energia de rotação, produzindo constante tensão ao perfurar. As Furadeiras de impacto, são usadas para perfurar materiais mais resistentes, como o concreto.
As Parafusadeiras, projetadas para apertar e retirar parafusos, são equipamentos extremamente úteis para quem precisa economizar tempo e ganhar mais praticidade em obras, reparos e manutenções. Elas garantem maior fixação e firmeza do que utilizar somente uma Chave de fenda ou uma Chave fixa (para parafusos sextavados), apropriadas para locais de difícil acesso.
Tipos das Chaves de Impacto
A Chave de Impacto Pneumática é utilizada em trabalhos pesados e dependem da instalação de um sistema de ar comprimido. Possuem diferentes potências que reduzem a fadiga do operador, substituindo a força humana em atividades que exijam movimentos repetitivos. De forma geral, quanto maior for o tamanho da chave de impacto, maior será o seu torque. Os tamanhos mais comuns são chaves com entrada de 3/8”, 1/2”, 3/4” e 1”.
Para trabalhos externos, as Chaves de Impacto Elétricas possuem maior tecnologia e mobilidade, pois basta ligá-las a uma fonte elétrica de 127 V ou 220 V. Uma grande vantagem deste modelo é a regulagem de potência, que permite ajustar o torque conforme o serviço a ser realizado. Sua maior restrição é a necessidade constante de fonte elétrica .
A Chaves a Bateria oferece maior praticidade e autonomia, possibilitando o uso em locais remotos. Entretanto, por conta do uso limitado da energia a bateria, possuem menos potência, sendo muito utilizadas em trabalhos leves de manutenção e reparação.
Chave de Impacto Pneumática e suas vantagens
As principais vantagens de usar uma Chave de Impacto Pneumática são: maior durabilidade; elevada potência mesmo com tamanho compacto e peso reduzido, velocidade de operação e, principalmente, a ausência de força de reação. Isso significa que são equipamentos seguros e simples de serem utilizados, servindo para serviços pesados. Assim, podemos também encontrá-la em outros segmentos como na indústria siderúrgica, mineração e aeronáutica.
“Quando posta em ação, a Chave de Impacto é capaz de afrouxar parafusos e porcas presos em superfícies de difícil extração, devido à oxidação e acúmulo de resíduos”.
Ao escolher utilizar uma Chave de Impacto Pneumática, certifique-se ter a disposição um compressor de ar comprimido com potência suficiente ao funcionamento. Sua potência é classificada a partir da quantidade de torque, medida em Newtons-metro (Nm), ou seja, quanto maior o torque, mais potente será a Chave de Impacto.
Geralmente, para trabalhos em oficinas mecânicas ou indústrias é mais recomendada a utilização desses modelos, pois geram excelente torque e são mais econômicas que a Chave Elétrica, pois o consumo de energia é menor, uma vez que utilizam o ar comprimido de um compressor.
Sendo um dos itens primordiais para Oficinas Mecânicas, Centros Automotivos e Concessionárias, a Chave de Impacto Pneumática é um equipamento que facilita e agiliza o ambiente de trabalho. São ferramentas versáteis e confiáveis, permitindo que os usuários obtenham resultados excelentes em menor tempo.
Provavelmente, você já deve ter se perguntado como os Mecânicos da Fórmula 1 conseguem trocar os quatro pneus com grande agilidade e de forma tão rápida? A resposta é muito simples: graças à Chave de Impacto Pneumática, equipamento tão fundamental na atividade!
A Lapek disponibiliza em seu catálogo Chaves de Impacto Pneumática de 1’’, 1/2’’, com velocidade livre de 2.800 rpm a 8.000 rpm e Torque máximo de 5.000 N.m. São equipamentos de alta tecnologia para entregar qualidade, durabilidade e melhor custo-benefício do mercado, atendendo tanto o segmento automotivo de oficinas e concessionárias, quanto o setor industrial.
LPK-CVI12-800N
- Entrada 1/4″ polegada;
- Rotação livre de 8.000 rpm;
- Torque máximo de 800 Nm;
- Ideal para aplicações de manutenção geral.
LPK-CVI12-850N
- Entrada 1/4″ polegada;
- Rotação livre 8.000 rpm;
- Torque máximo 720 Nm;
- Ideal para aplicações de manutenção geral.
LPK-CVI1-5000N
- Entrada de ar 1/2″ polegada;
- Rotação Livre 2.800 rpm;
- Torque máximo 5.000 Nm.
LPK-CVI1-6000N
- Entrada 1/2″ polegada;
- Rotação livre de 3.200 rpm;
- Torque máximo de 3.000 Nm.
LPK-CVI1-5000NB
- Entrada 1/2″ polegada;
- Rotação livre de 4.200 rpm;
- Torque máximo de 5.000 Nm.
Lembre-se de jamais utilizar uma ferramenta para função a qual não foi projetada, evitando danos à própria ferramenta e garantindo maior segurança durante seu manuseio!
Com as Melhores Soluções e Produtos de Extrema Qualidade, a Lapek está sempre um passo à frente para melhor atender a seus clientes.